terça-feira, 27 de abril de 2010

O poder da arte

 Já faz muito tempo que as situações vividas nas escolas, os caminhos que vêm tomando o ensino, e o futuro das crianças e adolescentes deste país, convidam-nos a repensar e registrar no papel o que eles entenderam como a função ou o lugar da Arte na escola.
    
Achamos oportuno pensar no assunto, já que muitas escolas estão colocando em xeque a necessidade da inclusão deste conteúdo no currículo.
  
Voltando atrás no tempo desde que o homem vive neste mundo, mais argumentos encontramos para confirmar a importância da arte em nossas vidas.

Arte é o nosso refúgio, é o que nos faz indivíduos, insubstituíveis e únicos. Cada um de nós tem uma maneira pessoal e distinta de se expressar, com traços, cores, gestos ou palavras. Temos necessidade de que os outros nos vejam assim, na nossa maneira peculiar de ver as coisas e que, acima de tudo, reconheçam a autenticidade e a força de nossa expressão. Ninguém quer se sentir apagado ou privado da liberdade de mostrar seu potencial, em mínimos e, aparentemente, insignificantes momentos.
   
Mas, hoje, uma “vanguarda” suspeita, detentora de valores no mínimo duvidosos, tem se estabelecido em nosso meio, mais objetivamente em nossas escolas, com coragem bastante para contradizer a todos: gregos, romanos, modernistas, ... todos.
  
Essa “vanguarda” são aqueles que decidem que a Arte não é necessária no currículo, que se pode aproveitar melhor o tempo do aluno, dando mais aulas de Ciências e Matemática. Há casos, também em que o professor de Arte, profissional capacitado, é remanejado para outras disciplinas, consideradas prioritárias. Em alguns casos, nossos colegas são substituídos pelo professor de Educação Física, que se aventura sob o mando da direção, a ensinar Arte.
   
Em outros casos, entende-se que artista é o fazedor oficial de murais, encarregado também das bandeirolas e enfeites de festas juninas, enfim, das coisas que precisam ficar bonitinhas.
 
A Arte tem o poder de mostrar ao aluno que ele sabe coisas que mais ninguém sabe, que ele é importante e que têm uma maneira só dele de construir e viver sua vida, que as pessoas querem ver o que ele tem a dizer e mostrar que sua realização pessoal pode estar no seu potencial criativo.

Aluno: Omar Rafael


- Enquanto estava pesquisando na internet achei esse post em outro blog e resolvi postar aqui porque esse texto fala perfeitamente da arte sendo desvalorizada na escola, a arte que fica espremida entre as supostas disciplinas 'mais sérias' ou 'mais importantes'. Porém a arte contribui bastante para o desenvolvimento humano, ela estimula a imaginação, a lógica, a percepção do mundo de uma maneira crítica, e é claro que é tão importante como qualquer outra disciplina. Não coloquei o texto completo para esse post não ficar muito extenso. Se você se interessou, vale a pena olhar esse blog .

Um comentário: