quarta-feira, 28 de abril de 2010

A arte segundo Platão

Platão, expoente filósofo e discípulo de Sócrates, via a Arte como aquela que esconde a verdade, corrompe e deseduca. Tal pensamento para mim é de certa forma revoltante, mas é necessário contextualizá-lo, para que não haja julgamentos equivocados.

A filosofia platônica explica a origem de nosso mundo através do Mundo das Ideias. Tal mundo se encontra acima do nosso e abriga o Demiurgo, um deus bom que não cria, mas plasma as ideias. Que ideias? As que se encontram no tal Mundo das Ideias. Ali estão a justiça, a bondade, a verdade, a beleza, ou seja, se algo em nosso mundo é bom é porque participa da bondade que existe no mundo das ideias, se alguém é belo, este não é por si mesmo, mas porque participa da ideia de beleza que existe no Mundo das Ideias, e assim por diante.

Sendo assim, nosso mundo é "cópia" do Mundo das Ideias. Fundamentado por sua filosofia, Platão diz que a Arte distancia o homem da Verdade, já que esta é "cópia da cópia". Imitação da imitação.

Além disso Platão prega que o artista quando produz uma obra entra numa espécie de "transe", não estando consciente de suas ações.

Platão nega que a Arte seja dotada de valor em si mesma, mas pode se salvar submetendo-se às regras da Filosofia.

Aluno: Omar Rafael

- Esse texto é relevante para o tema abordado porque mostra como a arte é vista e como a arte não é considerada importante para muitos, nesse caso Platão ( um grande filósofo, sendo conhecido até hoje) mostra o seu pensamento atrofiado em relação a utilidade da arte para o ser humano. Reflite sobre isso.
 E quem quiser olhar o blog de onde eu tirei esse texto clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário