segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conquista feminina
  
        As mulheres vêm vencendo barreiras quase indestrutíveis há anos, tentando adquirir direitos igualitários; Algumas delas chegaram a pagar com a vida para que hoje esses direitos fossem conquistados.
        Durante esta longa batalha pelos seus direitos percebeu-se que aos poucos as mulheres foram ganhando mais espaço na sociedade, reivindicando seus direitos, tendo um maior poder de voz, respeito, igualdade perante aos homens e liberdade de expressão. A antiquada realidade foi mudando, a mulher não é mais vista apenas como um ser procriador e sim como uma cidadã com direitos de escolha.
        O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos tanto no executivo como no legislativo. Em 1988, a Constituição brasileira fortaleceu e aprimorou a proteção dos direitos políticos e estabeleceu, pela primeira vez, a igualdade entre os gêneros como direito fundamental. Com sua promulgação, as conquistas das mulheres ganharam impulso. O Brasil ratificou importantes tratados internacionais de direitos humanos e elaborou leis que ampliaram e consolidaram os direitos das mulheres.
        Mesmo com todas as conquistas, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Alunas: Nayane Galindo, Thays Divilart e Willyane Alves

2 comentários:

  1. É isso, pessoal, o texto tem informação, mas sem ser "informativo"!
    Por enquanto, gostaria de sugerir que apenas trocassem o termo "indestrutíveis" por "intransponíveis", soaria melhor.
    abraços,

    ResponderExcluir
  2. meninas, amei o texto :D
    Muito bom, como a professora disse: é um texto com informação sem ser informativo.
    Mas fica uma dica: que tal vocês usarem um pouco mais de expressão própria?
    Senti uma falta nisso.
    valeu :*

    ResponderExcluir