sexta-feira, 12 de março de 2010

O Antes é Igual ao Depois

O Haiti é um país subdesenvolvido e não industrializado, sua taxa de natalidade é muito baixa, a de mortalidade alta, a taxa de crescimento e a expectativa de vida são muito baixas. Ou seja, o povo haitiano sempre enfrentou dificuldades e agora com todas essas tragédias tentam reconstruir suas vidas com esperança, força e perseverança.
O Haiti passa por “maus bocados” por sofrer um terrível terremoto. Apesar de ter sido a pior essa não é a primeira vez que o Haiti sofre com uma situação de miséria quase irreversível. Para quem não se informa das noticias, acha que o Haiti é um pais miserável, porem não existe só ele, desde o século 18 o pais Caribense sofre com o mau governo, presidentes fujões e que não dão à mínima para a população. O que o Haiti pede no momento não é pena, nem dor e sim esperanças de poder viver como seres humanos.
Enfim o Haiti é um pais que com ou sem desastres naturais vive na miséria, mesmo com tantos fatores que influenciam para o desespero ainda assim lutam na esperança de um dia conseguirem se estabilizar, talvez até crescer quem sabe, sonhar não custa nada, pois são os sonhos que mantém esse povo tão sofredor de pé construindo um amanhã.

Grupo: Francyelle Brilhante, Hilkele Euzébio, Nayane Galindo, Thays Divilart e Willyane Beatriz.

3 comentários:

  1. Meninas, olá! Vamos ao comentário?!
    Olhem, o título é legal, mas o texto poderia explorar mais o tema...
    No 1º parágrafo, observo que vocês quiseram situar o leitor sobre as dificuldades do Haiti, e, ao inserirem "[...] com todas essas tragédias", querem destacar a questão dos terremotos também?! Isso não está claro...
    Tenho algumas dúvidas ainda:
    1 - A melhor expressão não seria país "caribenho"?!
    2 - Não entendi a expressão "presidentes fujões"... Vocês se referem àqueles que procuram asilo político em outros países?!
    abraço,

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou legal...

    Porém procurem aprofundar-se um pouco mais na historia deste país para não dizer "mentiras".

    Os presidentes não fugiram mas saíram do país para não morrer,já que sua vida corria perigo!

    Lucas Alves F-3

    ResponderExcluir