quarta-feira, 24 de março de 2010

A mulher na Música brasileira

... Já foi cinderela e, vindo de onde viesse, era menina-moça de coração apaixonado, que descia a rua da ladeira e, caminhando ou sambando, era mulher de verdade, feita de amor. A mulher brasileira - preta ou branca; pobre ou rica; bonita ou feia - era maravilhosa, cantada em verso e prosa.
Para ela foram feitas serenatas de amor, e mesmo quando eram ovelhas negras, ou o mundo as fazia rebeldes, elas se transformavam em uma nova mulher e faziam o homem gemer sem sentir dor.
Mas, a negra do cabelo duro andou de mãos dadas com a loira burra e, as tchutchucas, popozudas e cachorras começaram a dançar na boca da garrafa, viraram minhocas e dançaram pelo chão, entraram no quadrado e lá encontraram o siri que foi pego pela coelhinha.
Onde foi parar a divina e maravilhosa mulher brasileira? Não, ela não morreu, ela está resistindo a esta onda de desvalorização e continua viva nas canções inteligentes, que não estão nos primeiros lugares da mídia, mas ainda existem, graças à Deus.
Eu prefiro continuar acreditando que as rosas não falam simplesmente porque as rosas exalam o perfume que roubam de ti - Mulher Brasileira.

Crônica de: Ângela Rodrigues Gurgel.
Aluna: Maria Luiza N. Rodrigues

3 comentários:

  1. Luiza, muito legal essa crônica que você encontrou e que ainda "dialoga" com outros textos como "As rosas não falam", do compositor Cartola.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tinha lido Luíza. É bem legal mesmo, e a música de Cartola é linda *-*.

    ( Andrezza Ramos )

    ResponderExcluir
  3. Realmente o texto é uma grande verdade. A mulher é desvalorizada na música ' do momento ' , é tratada como objeto, é vulgarizada chamada de 'cachorra'. Felizmente ainda há cantores que valorizam a beleza de ser mulher, e ainda há mulheres que orgulham nosso país nos presenteando com suas vozes e conteúdos musicais.

    ResponderExcluir