sexta-feira, 26 de março de 2010

Literatura Complementar..

O preconceito contra as mulheres na história
Publicado em 14/04/2009 pelo(a) wiki repórter Aureni, Porto Velho-RO

Uma série de conceitos preconceituosos de grandes pensadores contribuiu para relegar a mulher a uma posição de inferioridade e reprimir qualquer manifestação do feminino na história.

A imagem de fragilidade e submissão sempre esteve ligada à mulher na história, principalmente na antiguidade, idade média e moderna. Muitos pensadores, teólogos e filósofos contribuíram para aumentar sua posição de inferioridade, mas o que não impediu que muitas mulheres se rebelassem contra tal atitude em todos os tempos.

Muitos são eles que contribuíram para o preconceito contra o sexo feminino ao longo dos tempos veja alguns deles. Na Antiguidade, Platão dizia "que os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem"; Aristóteles afirmava que "a fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade".

Na Idade Média, as mulheres foram classificadas de três formas como prostitutas, bruxas ou santas servindo como modelo à Virgem Maria. As prostitutas eram as que se entregavam aos vícios da carne e utilizavam seus corpos para saciar os desejos ou para ganho. As mulheres bruxas eram as que de alguma forma iam contra os dogmas da igreja. Muitas mulheres que tinham de alguma forma acesso as artes, as ciências ou a literatura padeceram nas mãos da santa inquisição. Buscar alguma forma de conhecimento custou à vida de milhares de mulheres. As mulheres da Idade Média tinham que ser moldes de virtudes da Virgem Maria, dóceis, puras e devotadas aos seus maridos. Religiosos como São Tomas de Aquino dizia que "ela era um ser acidental e falho e que seu destino é o de viver sob a tutela de um homem, por natureza é inferior em força é dignidade". Tertuliano dizia que "era a porta do Demônio".
Na idade moderna, não foi muito diferente. Renomados pensadores tiverem sua parcela de contribuição nas justificativas de sexo frágil. Rousseau, no século 18, disse que a mulher é um ser destinado ao casamento e a maternidade, Lamennais chamava-a de "estátua viva da burrice", Diderot escreveu que embora pareçam civilizadas "continuam a ser verdadeiras selvagens" e que ela era propriedade do homem. Napoleão não menos machista afirmava "a mulher é nossa propriedade e nós não somos propriedade dela". Kant a considera "pouco dotada intelectualmente, caprichosa indiscreta e moralmente fraca"; Schopenhauer coloca a mulher entre o homem e o animal e diz "cabelos longos, inteligência curta"; Nietzsche considera que "o homem deve ser educado para a guerra; a mulher para a recreação do guerreiro". Para Balzac, a única glória das mulheres estava em fazer pulsar o coração de um homem, para Proudhon a mulher que trabalhava era uma ladra que roubava o trabalho de um homem.
Exemplos são o que não faltam na história de preconceitos contra o gênero feminino, como alguns que continuam a resistir ao tempo e vêm mascarado, a exemplo da música que, cada vez mais, traz em suas letras "piriguetes, safadonas, cachorronas, mulheres melancias, maçãs, enfim mulheres frutas", rótulos que acabam fazendo sucesso entre o público masculino, mas que limitam as mulheres ao culto de seus corpos.(...)

Observação pessoal: Professora e pessoal, achei bastante interessante esta notícia sobre a mulher, uma vez que ela trata de um tema polêmico, mas remoto:O preconceito contra a mulher.
Espero que gostem!


Aluno: Wandreson Rocha

5 comentários:

  1. O TEXTO FALA UMA VERDADE ,QUE,ÀS VEZES,PASSA DESPERCEBIDA

    ResponderExcluir
  2. Bem,o texto é superinformativo,é bem alusivo as características que eram atribuídas às mulheres.
    Pensadores que particularmente eu considerava "Intelectuais",mostraram ter pensamentos bastante discriminadores;Como na frase:"que os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem";Como se nascer mulher fosse algo ruim.
    Mas devemos resaltar a participação da mulher na historia na época da revoluçao neolítica,na Industrial...
    Bem, quem quiser mais informações tem este site:
    http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1653449-papel-da-mulher-na-sociedade/
    Bem legal! Confiram!
    Abraços!

    Aluno:Carlos Tito

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Tito que esse texto é superinformativo, e realmente são pensamentos tolos e infatis. Eu até considerava os homens citados no texto como referência de inteligência, mas agora passei a olhar diferente.
    Isso choca, pessoas q você admira, se posicionarem dessa maneira só pelo seu sexo, nem pensaram que nasceram de uma mulher !

    O.O

    ResponderExcluir
  4. Fiquei decepcionado, mas nao exatamnete surpreso, com os pensamentos machistas desses filósofos. Pois eles não são os únicos, tem muitos outros homens que pensam da mesma forma ainda hoje,e são esses pensamentos que levam a discriminação e violência contra a mulher.

    Aluno: Omar Rafael

    ResponderExcluir
  5. Realmente, quando passamos a ter um olhar panorâmico das coisas, enxergamo-nas como são!
    valeu.
    Wandreson Rocha

    ResponderExcluir