sexta-feira, 19 de março de 2010

Texto - Que país é esse?

Onde está a soberania de um país como o Haiti, que depois do terremoto no inicio de 2010 mal consegue se reeguer assim como também tentava reconstruir-se após guerras e mais guerras civis. Quem diria que um dia este lugar foi chamado de pérola das Antilhas.
A historia do Haiti nunca foi das melhores, o lugar foi colonia da Espanha e posteriomente da França. Os ideais iluministas atiçaram ainda mais a vontade de um povo que chegou a fazer de sua religião -voodu- um motivo de terror para os senhores de terra.
Não é de negar-se que o povo haitiano é forte, entretanto a um paradoxo nesta frase, pois eles nunca conseguiram se reerguer sem ajuda dos outros países, o país tem uma dívida imensa. Sua soberania ainda não é um fato, e quando as coisas estavam começando a estabilar-se, ocorre um terremoto de 7 graus na escala de magnitude, liberando mais energia que uma bomba atômica.
Então com tudo isso foi determinado estado de calamidade no país, chefes de milicias andam armados, saques acontecem a todo momento, a população sobrevive com uma renda de 2 reais por dia e come biscoito de barro. Se ao invés de investimentos militares e coisas do tipo as potências mundiais investissem nos países pobres, a situação poderia ser melhor.

Grupo: Nicholas, Dannilo, Jorgevaldo, Rodolfo.

2 comentários:

  1. Olá, rapazes!
    Ok, estamos diante de um texto reflexivo, mas que possui lacunas não só em um mesmo parágrafo (§) como também entre os parágrafos; falta a "liga", a coesão.
    1 - Observem o que acontece ainda no 1º §: "[...] assim como também tentava reconstruir-se após guerras e mais guerras civis. ".
    2 - Observem ainda a questão da ortografia: "entretanto a um paradoxo"; o correte seria "entretanto há um paradoxo". Existem outros vocábulos e expressões que precisam de correção.
    3 - Não compreendo por que vocês começaram com a frase "Onde está a soberania de um país como o Haiti" já que não discutem essa 'soberania'...
    4 - A titulo de sugestão, talvez devessem mexer na estrutura do texto: os 2º e 3º §§ passariam a ser os primeiros...
    5 - O títuo "Que país é esse?" tem que dialogar mais com todo o texto e não só com parte dele...
    6 - Como leitora, tenho a sensação de que há algo mais a ser acrescentado ao final de sua produção.
    Pensem a respeito. Ok?!
    abraço,

    ResponderExcluir
  2. Ah, leiam também as produções de seu colegas também. Há umas "coisas" legais...

    ResponderExcluir