terça-feira, 2 de novembro de 2010

Direito Violado

           Entende-se por bullying, ou violência moral , o conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por um ou mais alunos contra outros, podendo causar transtornos emocionais significativos para as vitimas. Esse tipo de violência acontece entre jovens e crianças de todas as classes sociais e não está restrito a nenhum grupo em especial.
           O bullying sempre esteve nas escolas e geralmente ocorre em áreas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente. Surge diante da necessidade de um indivíduo de se impor sobre outro para satisfazer a si próprio demonstrando poder. Esse agressor (bullie) pode ser de ambos os sexos, tem caráter perverso e violento, normalmente apresenta desempenho escolar deficitário. Já a vítima típica é tímida, pouco sociável, insegura e tem baixa auto-estima. Depois da agressão esses sentimentos se intensificam e seu desempenho também é comprometido.
           Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2009 revelou que quase um terço dos estudantes brasileiros informa já ter sofrido bullying, sendo a maioria das vítimas do sexo masculino. Ironicamente, o maior número de ocorrências foi registrado em escolas privadas (35,9%) e nas escolas públicas os casos atingiram 24,5% dos estudantes. Entretanto, esse problema não envolve apenas as instituições educacionais, mas a educação doméstica e o compromisso da nossa sociedade de uma maneira geral.
            A educaçãoque possui grande importância para o crescimento cultural de qualquer pessoa, não poderá realizar plenamente sua função de formar seres críticos enquanto coexistir com comportamentos violentos. Para combater o bullying é fundamental promover a orientação, conscientização e bastante discussão sobre o assunto. A segurança e o respeito são direitos que pertencem a todos, assegurados pela nossa constituição, e não deveriam ser apenas utopia.


Alunos: Amanda Priscila, Omar Rafael e Maria Karla.

3 comentários:

  1. Bem,o texto de vocês é bem leve de se ler.É só um pouco sucinto,mas aborda bem o assunto proposto por vocês,acho só que vocês deveriam explorar um pouco mais.
    Acho também que acabe adicionar mais um parágrafo,poís do 3* para o 4*,pelo menos pra mim ficou a impressão de que vocês já tavam querendo acabar com o texto,fica no ar:"já acabou?"
    Mas ficou bom num geral,o título achei bem sugestivo.Parabéns Pessoal!!

    aluno:carlos tito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela opinião Tito, iremos ajusta-lo!
    Bj ;*

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que esta acontecendo mas não consegui tirar esse espaço entre os paragráfos e organiza-los melhor ( na questao de estetica). O blog esta louco srsrrs.

    Omar

    ResponderExcluir