quinta-feira, 28 de outubro de 2010

                                                       À luta    

     Bullying é uma palavra de origem inglesa, que se refere a qualquer tipo de violência física ou psicológica contra uma pessoa que não tem condições de se defender. A exemplo, na Bahia, um jovem vítima de chacotas pelos seus colegas de turma, revoltado, transformando-se num cruel agressor matando-os e, depois, a si mesmo. Esse fato confirma a ideia de que escola e segurança, infelizmente, ainda não andam juntas.
     Um problema que não é "privilégio" apenas de países subdesenvolvidos; o bullying tornou-se, hoje, num ciclo vicioso em países como os EUA e a China. É interessante notar que a maioria das vítimas desse tipo de violência  logo, logo se transforma em assassino e, consequentemente, num suícida, o que mostra a gravidade desse problema.
     Com isso, o aluno atual se sente totalmente seguro em ir à escola?! Estamos num campo de batalha: de um lado o bullying e inúmeras vítimas que sofrem silenciosamente, e do outro, pessoas que não se dão conta de tal realidade. Ele, o bullying, é um adversário forte que tem ganhado espaço cada vez mais nas instituições de ensino. É preciso acordar e ir à luta de mãos dadas, um elo entre governo e sociedade, para que o aluno tenha total segurança dentro de sua "segunda casa".
     Senão, continuaremos a ver acontecimentos trágicos mais e mais dentro da sala-de-aula. É necessário abrir os olhos e enxergar essa realidade, e encará-la sem medo para que, assim, a educação mostre o seu verdadeiro papel na sociedade: o de formar cidadãos.


Claudiane Oliveira, Paloma Farias e Wandreson Rocha.

3 comentários:

  1. Eu acho que essa questão que vocês foram buscar lá fora deixou o texto meio que 'solto' demais. Para mim, o sentido ficou meio perdido e acho que o primeiro parágrafo deveria ser melhor ajustado. Mas o texto tem uma idéia bacana de mostrar as consequências e um caratér mais jornalístico que opinativo.
    Espero não ter ofendido ninguém, qualquer coisa é só falar!
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Carlos Tito, Wandreson, Paloma, Claudiane, Karlinha, Amanda e eu rs.
    Eu tomei a liberdade de excluir todos os comentários irrelevantes. Espero que entendam o motivo. Será melhor para todos. Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. /\ Não eu não Gostei ¬¬'
    Blz!
    Detestei na verdade... :@

    -Carlos tito

    ResponderExcluir