domingo, 7 de novembro de 2010

Socorram a educação

     Atualmente, pesquisas realizadas pelo IBGE (instuto brasileiro de geografia e estatística) mostram que a desigualdade de escolaridade entre os brasileiros vem sendo reduzida, contudo está mais do que provado que nas classes mais baixas a qualidade de educação possui várias falhas a serem corrigidas, como por exemplo: a má remuneração dos professores, os alunos reprovados mais de uma vez na mesma série e vários outros fatores.
     A qualidade de educação no país é uma questão que merece prioridade, e a cada vez que esses os problemas vão deixando de ser priorizados, vão crescendo cada vez mais. Alunos que passam mais de dois anos na mesma série passam a ficar fora de faixa, ou seja, estão numa idade muito avançada para cursar determinado nível, vão ficando desestimulados a continuarem a estudar.
   A remuneração dos professores também é um fator importante relacionado à questão da educação. Muitas vezes os alunos vão para a escola procurando, buscando aprender, mas os professores em alguns casos nem aparecem. As principais queixas de professores da rede pública, é quanto ao salário, como pode um “agradecimento” tão ruim, a um dos profissionais mais importantes na construção da sociedade?Os professores que reivindicam são os mesmos que apontam o culpado, o governo. Hoje em dia, o aluno não respeita o professor e o professor por sua vez também não respeita o aluno, não existe mais a cobrança que existia no tempo dos nossos pais e avós, tudo isso se extinguiu.
    Vários alunos, por serem de origem carente, vão para a escola apenas por causa da merenda, alimento fornecido pelo governo. Esquecem do verdadeiro propósito de ir à escola, vão sem a mínima vontade de estudar, fator que atinge também o professor de forma negativa.
   Isso acontece por causa da falta de investimento do governo na educação, se o investimento fosse real, os professores seriam capacitados e bem remunerados, alunos seriam orientados e teriam todo o suporte para freqüentar a escola. O nosso sistema de educação grita por socorro e os únicos que podem fazer algo para mudar fecham os ouvidos, temos que mudar isso, pois Somente pela educação que o Brasil poderá ser transformado num país melhor.

Alunas : Andrezza Ramos, Karla Késsia e Thamyeli Cruz.

Um comentário: