quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Educação eficiente para os deficientes!

      A escola encontra-se como instrumento prioritário para a diminuição entre as diferenças na construção de uma sociedade cada vez mais igualitária e aberta à diversidade humana. E nesse quesito a questão da acessibilidade é  um fator de extrema importância, quando nos referimos em educação para deficientes físicos.
      Para o desenvolvimento de uma consciência inclusiva faz-se necessário algumas mudanças em nossa sociedade, mas, em especial nas escolas. O modelo padrão da estrutura escolar, ainda está muito distante do que seria o “ideal’’.
       Segundo a organização mundial de saúde, 10% da população tem algum tipo de deficiência. Será que dados como esse não são levados em consideração quando é feito o planejamento para a construção da instituição? Altas escadas, portas estreitas, batentes, tudo isso poderia ser substituído por: elevadores portas mais largas e rampas. E por que não, professores habilitados a ensinar numa mesma sala alunos portadores de deficiências e não-portadores de deficiência? Isso desde cedo, pois através das crianças podemos construir uma consciência inclusiva que alcance toda a sociedade.
     Essas são algumas das questões que devemos exigir, além de muitas outras, para que possamos,  mudar o curso dessa história. Os estudantes portadores de deficiência física ainda são uma minoria em salas de aula, mas não menos importantes, contudo precisam de apoio de todos os segmentos da sociedade para que não desistam no meio curso. 

Aluno:Carlos Tito.

11 comentários:

  1. Carlos Tito, o texto é bom, porém é necessário fazer alguns reparos gramaticais:
    No 1° parágrafo o " a " antes de diversidade deve ser acraseado
    "Uma sociedade cada vez mais igualitária e aberta a diversidade humana"
    A questão de elevadores nas escolas daria realmente certo?
    - Claudiane, Paloma e Wandreson

    ResponderExcluir
  2. Bem Wandreson,não vejo problema algum em ter elevadores em colégios ou qualquer outra instituição.Isso só contribui para a inclusão de portadores de deficiência física na sociedade.Por que você ironizou a questão dos elevadores?
    Em pleno seculoXXI,você tem que pensar em soluções.

    http://www.thyssenkruppelevadores.com.br/sitenovo/site/acessibilidade/Acessibilidade-Detalhe.aspx?id=6

    Ha 11* foto poderia muito bem ser implantada nos colégios.


    Aluno:Carlos Tito

    Ps:Isso apenas foi um erro de digitação.
    "Você diz alguns reparos gramaticais" Esse e qual mais??

    ResponderExcluir
  3. Tito eu gostei muito do teu texto e realmente, ninguém pensa na inclusão social dessas pessoas. Seria muito interessante mesmo se o governo investisse mais nisso.
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  4. Tito, a crítica em relação ao elevador, não foi de minha parte...Mas, sim, um''consenso'' do grupo, ok?!
    * NÃO houve nenhuma ironia de nossa parte,
    apenas expomos nosso pensamento...Elevadores num colégio seriam bem apreveitados por alunos ''normais''? O que você diz ser tão útil, poderia torna-se um mal, já que grande parte das crianças que não são portadoras de deficiência física, provavelmente fariam mal uso do tal. Não é questão de sermos preconceituosos, apenas é nosso ponto de vista.
    "O GRUPO"

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que seria bem aproveitado sim, não lembro como chama, mas com certeza os elevadores da instituição não funcionaria sem um responsável por ele. Sobre a crítica, acho que vocês já estão partindo pro outro lado, espero que eu esteja enganada.
    Lembrem-se pessoal que aqui não é lugar de briga e nem de ironias!

    ResponderExcluir
  6. Os elevadores ou plataformas para deficientes físicos são compostas na
    filosofia de transporte tangencial, isto é, a cabine sobe
    tangenciando a coluna por onde correm os cabos tensores de contrapeso e as correntes de tração. No alto desta cabine apóia-se a casa de máquinas.são elevadores de funcionamento semi-automático e o seu uso deve ser monitorado.
    Pronto isso explica bem como funciona.
    Sim,você diz mal uso.Ai porconta de poder existir um mal uso não iria instalar por isso.Se fosse assim várias coisas não seriam instaladas,mas,tudo precissa de fiscalização dos responsáveis e das pessoas em geral.
    Tudo isso é uma questão de educação doméstica,enfim acho que 80% dos nossos problemas se resolveriam se as pessoas tivessem educação,tudo seria bem melhor.Temos que ser a diferença que queremos e não irmos na onda...

    Aluno:Carlos Tito.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bem lembrado Amanda!!
    Aqui não é um lugar de brigas nem de Ironias :D


    Aluno:Carlos Tito.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de os portadores de deficiencia serem minoria na nossa sociedade, eles não devem ser esquecidos. Gostei do seu texto tito.

    Omar

    ResponderExcluir
  10. *-*
    Que tema legal Tito, nunca ia pensar em algo tão bom. :D

    Ass: Karla Vilela

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigado Karlinha :D
    Você também Omar,valeu pela atenção de vocês!

    Aluno:Carlos Tito.

    ResponderExcluir