sexta-feira, 14 de maio de 2010

A importância da música na aprendizagem

Resolvi por minha opinião sobre o tema aqui, e não colar o texto, porei no final do comentário o link para todos fazerem uso da pesquisa.

Pois bem,escolhi esse tema porque gosto muito de música e ele tem curiosidades muito interessantes. A arte não se resume somente em pinturas ou desenhos , mas também na música e para mim ela é a expressão artística mais gritante e mais presente em nossas vidas. Quando pequenos precisamos da música para obtermos a sensibilidade para o mundo dos sons, não é a toa que nossas mães cantam canções de ninar. A música quando trabalhada de forma coerente estimula o raciocínio, a criatividade e muitas outras coisas. Felizmente algumas escolas desenvolvem projetos que envolvem várias linguagens artísticas, a prefeitura têm projetos como escola aberta e animação cultural.

Só mais um adendo: A música atualmente vem sendo tratada de forma chula, ritmos foram destorcidos e tornaram-se exacerbadamente banais. A exemplo disso está o chamado ritmo brega, antes era 'Reginaldo Rossi ' e agora é ' Banda Lapada'. As letras foram totalmente vulgarizadas , a melodia é pobre sem instrumentos e arranjos de qualidade. Graças a nosso bom Deus ainda existe aqueles que produzem boa música a ex. Djavan, Caetano e outros mais.

Ps.: Se por ventura você gostar de algum cantor ou banda citados, não encare como uma afronta pessoal nem como insulto, o comentário é de natureza crítica e não ofensiva.

Amanda Priscila *

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nível de Ensino

Aluno:Carlos Tito

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Leitura complementar

          
                        Inovação na arte :Inovação na literatura


Movimento antropofágico:Quadro de Tarsila do Amaral
A Semana da Arte Moderna aconteceu em ambiente de mudanças na política e na sociedade. As constantes crises da economia cafeeira, a principal da época, prejudicaram a notoriedade da aristocracia rural paulista passou dar espaço para a industrialização.
A burguesia dividida em uma minoria que participava da república (1889), demonstrava insatisfação, o restante desprezando a agricultura, investiu na indústria.
     Entre diversos participantes, destacaram-se na literatura: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Plínio Salgado, Cândido Motta Filho e Sérgio Milliet. Nas artes plásticas foram: Anita Malfatti, Di Cavalcanti(...),  escultores Victor Brecheret e W. Haeberg. Na arquitetura: Antonio Moya e George Przirembel. Do Rio de Janeiro foram adeptos ao movimento: Manuel Bandeira, Renato Almeida, Villa-Lobos, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreyra e Sérgio Buarque de Hollanda.
    As intenções do movimento eram entre outras, foram de rejeitar as concepções estéticas e práticas artísticas românicas, parnasianas e realistas, independência de idéias e recusa às tendências européias, ainda muito enraizadas nos meios cultos conservadores, criar novas formas de expressão, que pudessem apreender e representar os problemas contemporâneos.
  O movimento revolucionário trouxe mudanças como uma nova visão da poesia, forma, imagens e da expressão artística, que nas palavras de Mário de Andrade conquistou "direito à pesquisa estética livre de cânones limitadores, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional.Em meados de 1930, o movimento já havia rompido as tradições conservadoras e acadêmicas, prometendo novos rumos para gerações seguintes, porém sofria criticas, como a de Franklin de Oliveira, para quem a Semana de Arte Moderna não passou de " uma revolução que não saiu dos salões". e que os principais adeptos ao movimento "não pegaram "a máscara do tempo, para esbofeteá-la, como ela merecia ".
Os próprios participantes já desacreditavam o movimento, como na definição de e Mário de Andrade fica explicito: "Eu creio que os modernistas da Semana de Arte Moderna não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição."


Ponto de vista:A semana da arte moderna,para mim,sem dúvida,teve um papel muito importante na arte em geral  porque trouxe um estilo inovador tanto na prosa como na  poesia ,visando o reconhecimento da linguagem popular ex:Os Sapos demonstraram que, em um primeiro momento, as intenções da Semana da Arte Moderna eram estéticas.OS SAPOS: Enfunando os papos,Saem da penumbra,Aos pulos, os sapos.A luz os deslumbra.,e buscando identificar a verdadeira identidade do brasileiro,asssim, os valores populares seriam profundamente adotados, a fim de que houvesse um verdadeiro ''modernismo''

Aluno:Wandreson  Rocha















PORQUE EDUCAR PELA ARTE?


“A área de artes amplia o entendimento e a atuação dos alunos diante dos problemas vitais que estão presentes na sociedade atual.”

A Arte é um grande aliado da Educação e pode servir de base para trabalhar valores éticos para desenvolver e despertar as capacidades criadoras.
A Arte - Educação possibilita o conhecimento multidisciplinar necessário para o desenvolvimento do potencial criativo
A Arte –Educação instrumentaliza o aluno a perceber a sua realidade cotidiana, reconhecendo e decodificando as formas, os sons, os gestos e os movimentos ao seu redor.
A Arte -Educação oportuniza ao aluno uma melhor compreensão da sua identidade e participação na sociedade.

O Projeto Arte e Cidadania tem como princípio educar o olhar da criança para a estética não só dos elementos artísticos mas do cotidiano, estimulando a criatividade para outras atividades, fazendo com que ela se valorize enquanto ser capaz de produzir e se expressar enquanto indivíduo e cidadão no mundo.
O aluno é levado a conhecer a história da arte, refletir crítica e esteticamente sobre as obras de artistas renomados e produzir trabalhos plásticos, ampliando o repertório visual, histórico, cultural, crítico e social.

Aluna: Claudiane de Oliveira

"Arte na Escola" participa de congresso em São Paulo


''Arte na Escola" participa de congresso em São Paulo



O Projeto Arte na Escola será uma das experiências educacionais apresentadas no X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontecerá em São Paulo, de 24 a 26 de abril. Desde 2005, a Rede Municipal de Ensino incorporou oficinas de arte e educação com o objetivo de tornar a escola um lugar mais atrativo para os alunos. Até o ano passado, o projeto atingiu 11 mil 959 alunos da rede de Santarém.De todo o Brasil foram selecionados 27 projetos, entre os quais está o “Arte na Escola”. As demais experiências que serão apresentadas são de países como Itália, Espanha, Colômbia, Portugal, México, França, Coréia do Sul, Argentina e Dinamarca. Com o tema construção de Cidadania em Cidades Multiculturais, o congresso inspira-se nos princípios de promoção da cidadania global e da consolidação da democracia a partir do respeito à pluralidade das diversas manifestações socioculturais, expressos na Carta das Cidades Educadoras. A estrutura do X Congresso Internacional de Cidades Educadoras prevê conferências, sessões, plenárias e três modalidades de apresentações de experiências - Workshops, Fórum de Boas Práticas e Espaço Pôster –, além de uma área com estandes pré-reservados pelas cidades e/ou entidades participantes.

Aluno:Carlos Tito

Vem aí a "Lei do Teatro"



Segundo o Jornal do Senado, edição impresa, a Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) e a Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música, e Comunicação Social realizaram audiência para debater a Lei Geral do Teatro. A proposta, que permite que contribuintes deduzam do Imposto de Renda investimentos feitos na produção de obras teatrais brasileiras, foi entregue por artistas e produtores teatrais ao presidente da CE, Cristovam Buarque (PDT-DF).


A possibilidade da implantação dessa nova lei deixa os artistas do teatro brasileiro com a esperança de que a partir disso essa arte possa ser mais valorizada em nosso país.




Aluno:Carlos Tito